quinta-feira, 8 de julho de 2010

NUNCA ESPERE MUITO DAS PESSOAS

Não me lembro onde foi que ouvi ou li isso:
"Nunca espere muito das pessoas, pois elas nunca têm muito a lhe oferecer."
Sei que carrego essa frase comigo, apesar de às vezes não conseguir colocá-la na frente.
É difícil saber que aquela pessoa em quem você confiava fez algo que te decepcionou.
Hoje carrego comigo isso: Nenhuma pessoa está sujeita a não errar. Nenhuma pessoa é plena de total verdade, de total confiança.
Às vezes você conhece a pessoa, mas você nunca ouviu falar do seu passado, de algo do seu passado que fez sentido na vida dela, algo que poderia tê-la afetado de modo que poderia ainda assim mudar o seu presente e do nada as suas ações. Você nunca conhecerá uma pessoa totalmente. Nem a própria pessoa se conhece tanto assim.
Vou citar um caso.
Ex gloreiro do flamengo: Bruno.
Aquele homem que as meninas se derretiam por ele, aquele homem que marcou no clube do flamengo. Com ótimas defesas, com uma boa atuação nos jogos. Aquele homem que ganhava muito dinheiro, que tinha tudo pra bilhar mais e mais. Fez o que fez. O que leva um ser humano na posição em que ele se encontrava, a fazer o que fez ? Realmente eu não sei. Sei que assim como todos, ele teve e tem sua história. Ninguém sabe do que se passou na sua vida, do que ele teve que enfrentar. Porque o que chega até a gente pela mídia não é nem a metade do que ele passou. Muitas coisas aconteceram na sua vida e muitas ainda estão pra acontecer.
Sei que todos os torcedores do flamengo, assim como eu, o admirava muito e hoje? O que posso achar dele? Um homem frio, calculista. E hoje toda a admiraçao que tinha por ele foi por água abaixo.
Admiraçao nao pode de jeito nenhum ser comparada com com confiança. Mas os casos são parecidos.
A gente o admirou, e esperávamos muito mais dele. Vê-lo brilhar por muitos anos e hoje tudo isso foi pro lixo. Esperamos demais das pessoas.

Mas é difícil. A confiança ela existe e pode ser perdida em questão de minutos.
E o que eu ainda nao sei é se confiança se perde mais de uma vez. Mantenho com essa minha dúvida enquanto eu tento não esperar muito das pessoas.
Muitos mostram sua confiança muito cedo. Se entregam de modo que o outro em questão de dias já acha que é dono do seu ser, das suas atitudes, das suas escolhas... Passa a decidir por você, a ter controle sobre você. Você nao passa mais a agir por sí próprio, você começa a agir em função e somente pro bem dele. E quem entra nessa pode ser que demore muito tempo pra sair.
Que eu meio que nao entendo esse trecho de uma música: "Você não vale nada, mas eu gosto de você."
Sei que existe esses casos. Que a pessoa faz você de gato e sapato e você permite, e você perdoa... E você a ama. Será que é porque você sabe conviver com os erros dela mesmo os erros te afetando? Será que você vê essas implicâncias, essas fofocas como coisas simples e da pessoa? Que isso não pode mudar? E quando é o momento que aquilo se torna impossível pra você? Quanto tempo demora pra você cansar dessa pessoa fazendo coisas que te magoam?
Já passei por situações assim e ainda passo. O meu modo de lidar é agir de modo que não permita que tomem conta de mim e que eu possa evitar todas essas situações chatas.
Sei que estamos sujeitos ao sofrimento e sem ele, nao existe amor. Por isso, eu posso esperar muito das pessoas, mas digo, eu espero muito porque eu as amo, por isso. Senão não esperaria tanto assim. Tanto que até depois o sofrimento é até maior e muitas coisas passam a ser vistas como ilusões.
Enfim, ainda mantenho minha dúvida se a confiança se perde mais de uma vez. Espero que um dia possa ter uma resposta, mas uma resposta de quem tem experiencia suficiente pra responder, nao de quem ainda nao passou por essas situaçoes, ou está confusa. Pessoas confusas não costumam me ajudar muito. Quero muito saber a resposta, mas de uma pessoa que tenha certeza nas palavras que diz, mesmo que essa certeza seja apenas dela. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário